A década de 70, com todas as suas novidades e boas histórias para se contar, tem um curioso episódio na cidade de São Paulo. Uma construção bastante exótica fez parte do dia a dia dos paulistas e paulistanos entre 1970 e 1995. Em plena Avenida 23 de maio, uma das mais movimentadas da cidade, ficou, por 25 anos, uma caravela. 

Presente próxima ao viaduto Tutóia ela tinha o estilo das embarcações do século XVII e foi palco de diferentes empreendimentos. No começo de sua história, em 1970, ela tinha um objetivo claro: ser um restaurante temático chamado de “A Caravela”.

Como era de se esperar, a construção de 4.500 metros chamou a atenção dos paulistanos e, por muito tempo, foi um restaurante de sucesso atraindo clientes de toda a cidade. Embora seus frequentadores gostassem muito do local, a opinião externa acreditava que a caravela era, na verdade, uma “aberração” para a aparência da cidade.

Caravela 5

No ano de 1984, o projeto de restaurante foi abandonado e a caravela passou a ser uma danceteria, afinal, os anos 80 e 90 ficaram famosos pela febre desses estabelecimentos. Seu nome também foi modificado e passou a ser conhecida como Latitude 3001. Inaugurada em setembro de 84, ela tinha um palco grande para shows de rock, além de locais mais ambientados, como sala de jogos, pista de dança para som eletrônico, pizzaria e, até mesmo, um restaurante para 200 pessoas.

Não eram incomuns, também, intervenções com atores caracterizados que simulavam duelos e ataques de piratas em todos os ambientes da casa. No final da década de 80 aconteceu uma última tentativa para usar o espaço da caravela como entretenimento. Ela foi reaberta com o nome de Lamba Reggae, nome que tentava aproveitar a onda da lambada que dominava o Brasil naquela época.

Registro da famosa Caravela que ficava na 23 de maio. Registro da Maria Lourdes Pereira

A iniciativa não deu certo e a caravela não conseguiu mais sobreviver como casa noturna e passou por vários segmentos depois: casa de material de construção  e um horrível lava-rápido. O edifício foi demolido em 1995 e colocou fim a uma das mais estranhas histórias de um empreendimento de São Paulo.

22 Comments

    1. A página do Facebook, Instagram e Twitter possuem muitas outras fotos, mas farei o possível para inserir cada vez mais! Obrigado pelo comentário e pela sugestão.

  1. Conheci essa caravela primeiro na época do restraurante.com uns 10 anos e ia sempre com minha família… depois na época do lat.3001… era um espaço bem interessante.

  2. Eu também achava bem diferente. No início, quando surgiu… Eu era pequena, é aquilo me causava medo, depois cresci e fui algumas vezes no Latitude. Gostava muito dessa ideia surrealista no meio de São Paulo.

    1. Olá Dirce eu conheço sim , ele è meu tio
      Antonino embora o projeto tenha sido feito por um professor chamado Eusébio ex morador do Guarujá já falecido , o Antônio que liderou e fez diversas mudanças trabalhando como o chefe de obra . O dono se chama romeu fontes .

      Se quiser algum contato Juliana.marinheiro@hotmail.com

  3. Convivi com Caravela muitos anos da minha vida, pois morávamos n 23 de Maio vizinhos da casa do Dr. Abelardo q era Presidente do ……..(falhou). Filha Maria Ester q era uma bonequinha!

  4. Fomos até o Latitude (Luizão Placa Luminosa e Filho, Tim Maia e Eu), os caras saíram do Bom Retiro já com o copo de vodka, rs
    Chegando lá muito se falava e nada de churrasco,
    O Luizão invadiu a churrasqueira, perguntando ao garção se Ele tinha cara de macrobiótico e por que o churrasco não chegava… já passou a mão em 1 ou 2 espetos, colocou no prato e levou pra nossa mesa…
    Então chamaram Eles para falar no palco nós a mulecada ficamos comendo churras, rs
    Pensa em uns caras LOKOS!!! rs

  5. Eu Dancei muito era umas dos dançarinos e dava instruções de Lambada aos clientes e fui daí tbm que fui contratada para cantar lambada na época em um grupo musical chamado As’ Ladys pelo empresário Mister Sam a onde eu fiquei com o nome Lady Debby Porque eu dançava na tv bandeirantes no clube do Bolinha. Att Débora Maria Portes ❤️💋🇧🇷

  6. Em 85 ganhei vários convites, para comemorar meu aniversário, de um dos sócios que era meu cliente no banco nacional.
    Nesse dia a banda Ira estava tocando lá…. o melhor aniversário da minha vida

  7. Minha adolescência toda! Eu lembro da primeira vez que fui com um amigo, tinha só uns 15 anos e participei (pela primeira vez na vida) de um karaoke, cantei Beatles e ganhei uma fita K-7 com a música gravada, que tenho até hoje! Era muito legal, as músicas da época são insuperáveis.

  8. Fui em um show do Ira no Latitude, pensa nas nuvens de marijuana rsrsrsrsrs, época boa, tinha os desentendimento da molecada mais muito diferente de toda a violência que viria nos anos subsequentes, só lembranças boas daqueles anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *