Em homenagem ao seu fundador, o Itaú Cultural mantém, em caráter de exposição permanente, uma linda mostra de arte, documentos, objetos e livros do acervo pessoal de Olavo Setúbal.
A organização da instituição separou um recorte do grande patrimônio desse entusiasta da arte nacional. O Espaço Olavo Setubal – Coleção Brasiliana Itaú reúne 1.300 obras, um acervo simbólico da formação cultural no país em seus cinco séculos.
A exposição segue uma sequência cronológica, dividida em nove módulos, facilitando o percurso e o entendimento dos visitantes. De O Brasil Desconhecido — os primeiros cem anos do país, quando desenhos e gravuras eram feitos na Europa a partir dos relatos dos viajantes — até O Brasil dos Brasileiros, dedicado à República, são apresentadas 1.354 peças.
Vale o destaque que, os apreciadores de arte, poderão ver grandes preciosidades, como as primeiras representações cartográficas do país, incluindo o chamado “Mapa do Almirante”, de 1522, em que aparece só o contorno da região Norte do Brasil e a menção à chamada Terra Papagalli, ou Terra dos Papagaios.
Extraído das coleções Brasiliana Itaú e Itaú Numismática, a mostra inclui obras de Frans Post, Rugendas, Debret, moedas e medalhas desde a entrada dos portugueses no país, primeiras edições de obras de poetas e romancistas como Machado de Assis e Castro Alves, entre outros trabalhos e autores.
Com curadoria do historiador da ar, o competente Pedro Corrêa do Lago (Coleção Brasiliana Itaú) e do arqueólogo numismata, Prof. Dr. Vagner Carvalheiro Porto (Numismática Itaú) e projeto expográfico da cenógrafa Daniela Thomas e do arquiteto Felipe Tassara, a exposição ocupa dois andares, na sede do Itaú Cultural, em São Paulo.
Local: Avenida Paulista 149, andares 4 e 5.
Funcionamento: de terça a sexta das 9hrs às 20hrs
sábados, domingos e feriados: das 11hrs às 20 hrs
Entrada Franca