Tema de muitas discussões e debates na cidade de São Paulo, as marginais Tietê e Pinheiros, hoje, são indispensáveis para quem depende do carro. Embora sejam focos de alagamento, afinal, invadimos o espaço dos rios, as vias carregam uma incrível história de mudança e alteração que vamos conferir nessas fotos sensacionais! Divirtam-se!
Pelo menos duas fotos da marginal mostradas nesta materia estao com datas erradas. A segunda foto de cima para baixo (do trecho da marginal Pinheiros proximo ao Jockey Clube) muito provavelmente foi feita bem depois de 1940. A outra (por Ivo Justino), foi feita antes de 1972, pois nela nao aparece o pavilhao de exposicoes do Anhembi, que ja existia em 1970.
Muito obrigado pelo comentário do senhor. As datas de algumas fotos nós pegamos nas fontes oficiais, como o acervo da prefeitura, mas as suas observações são 100% pertinentes. Muito obrigado, vou ajustar!
Que fim será que teve esse carro da Zacharias?Eu ficava admirando ele,quando era criança!
desde o final do século XIX engenheiros e arquitetos planificaram mudanças no curso dos rios da Capital e adjacências para tentar diminuir ou evitar as enchentes e problemas gerados por elas, seguindo conceitos da época e inovações. O assoreamento e retificação fez São Paulo perder seus rios, pois não foi previsto seu crescimento desordenado e caótico, aliado à ineficiência no saneamento básico, matando seus rios!!
Décadas de 60 e 70 havia a estranha forma de pensar por parte dos governos que era responsabilidade dos rios fazer a função de retificação do esgoto por tamanho ser sua capacidade de renovação. Eis que desordenado foi o crescimento das cidades que os rios não suportaram o grande despejo de esgoto e detritos industriais em suas águas. Os poderes públicos demoraram em tomar atitudes condizentes a fim de evitar a barbárie que se formava. Herdamos o atual cenário.
Parabéns pelas fotos. Curti toda evolução da Marginal Tietê , cheguei em São Paulo em 1968 , residia em Guarulhos e trabalhei por mais de 20 anos na Barra Funda. Não só a Marginal como tbém a Via Dutra.Muito bom recordar!!
Se fosse hoje em dia o IBAMA certeza não deixaria fazer o que fizeram, talvez a retificação, mas o despejo de poluição certeza que não…