Graças ao extremo sucesso que uma de nossas postagens no Facebook fez, decidimos preparar um especial para todos que possuem a curiosidade de ver como o Minhocão foi erguido. Tema de muitos debates e muitos projetos para o seu futuro, o elevado é uma importante via de ligação da cidade de São Paulo. Quer conhecer a história desse gigante? Vem com a gente!

Folder de Apresentação do Minhocão
Folder de Apresentação do Minhocão

 

Convite para a inauguração do Minhocão
Convite para a inauguração do Minhocão

 

Registro do começo da construção do elevado
Registro do começo da construção do elevado

 

Construção do Minhocão na década de 70
Construção do Minhocão na década de 70

 

Construção do Minhocão na década de 70
Construção do Minhocão na década de 70

 

Construção do Minhocão na década de 70
Construção do Minhocão na década de 70

 

Construção do Minhocão na década de 70
Construção do Minhocão na década de 70

 

Foto de 1970 com destaque para as ferragens usadas na construção do elevado
Foto de 1970 com destaque para as ferragens usadas na construção do elevado

 

Mais uma da construção do Minhocão na década de 70
Mais uma da construção do Minhocão na década de 70

 

Obras do Elevado na década de 70
Obras do Elevado na década de 70

 

Obras do Minhocão e da Praça Roosevelt
Obras do Minhocão e da Praça Roosevelt

 

Elevado Costa e Silva em fase final de construção
Elevado Costa e Silva em fase final de construção

 

Trânsito no elevado já na década de 70
Trânsito no elevado já na década de 70

 

Elevado Costa e Silva em 1975
Elevado Costa e Silva em 1975

 

São  Paulo, em 1983, com destaque para o Minhocão
São Paulo, em 1983, com destaque para o Minhocão

20 Comments

  1. Achei fantástica a foto em que aparece o Monumento Duque de Caxias ao fundo, porém não consegui entender muito bem de que ponto ela foi tirada, já que hoje não é possível visualizá-lo de qualquer ponto do elevado. Sei que o tempo era outro e que portanto deveriam haver menos prédios no entorno e que a foto provavelmente foi tirada com uma tele objetiva, que faz com que elementos muitos distantes pareçam estar muito mais próximos comparado com o que vemos com os nossos olhos. Porém, mesmo assim fico confuso ao olhá-la. Se alguém puder me esclarecer essa questão, por favor, comente aqui. Obrigado.

    1. Olá, acredito que a mesma deva ser tirada, onde hoje é o Term Princesa Isabel x rua Helvetia. Parece que tinha um patio da obra naquele local.

    2. A Foto Que Aparece o Monumento a Duque de Caxias Aparece Porque Os Caminhões Com As Ferragens Paravam Para a Entrega Próximo ao Percurso de Construção. Exemplos: Os Caminhões de Ferragens Nessa Foto, Parava na Praça Princesa Isabel Onde Tem Um Atual Terminal de Ônibus. Essas Ferragenas Era Pra Fundir As Colunas (Pilares). Já As Vigas (Travessas de Coluna Para Coluna), Eram Feitas na Rua Mário de Andrade na Barra Funda. Acompanhei Toda a Construção do Elevado Costa e Silva (Minhocão). Saudações

      1. UAU!!!! Deve ter sido bom e rim. Um caos e um alívio…(risos) Acho que hoje não prestamos atenção a estas coisas que, em 50 anos (ou mais) serão consideradas “revolucionárias”.
        Adorei as fotos. Não imaginava como tinha sido isso. Provavelmente um caos total para quem morava nos prédios ao redor.

      2. Nasci e morei no Edifício Marechal, meu pai era o zelador desde a construção. Vi o Minhocão ser erguido desde o zero, saudade quando ainda existia a avenida a céu aberto, até a corrida de São Silvestre vi passar por ela. Trabalharam dia e noite, aquilo marcou a vida dos moradores, especialmente os que ficavam no nível próximo da obra.

  2. A Foto Que Aparece o Monumento a Duque de Caxias Aparece Porque Os Caminhões Com As Ferragens Paravam Para a Entrega Próximo ao Percurso de Construção. Exemplos: Os Caminhões de Ferragens Nessa Foto, Parava na Praça Princesa Isabel Onde Tem Um Atual Terminal de Ônibus. Essas Ferragenas Era Pra Fundir As Colunas (Pilares). Já As Vigas (Travessas de Coluna Para Coluna), Eram Feitas na Rua Mário de Andrade na Barra Funda. Acompanhei Toda a Construção do Elevado Costa e Silva (Minhocão). Saudações

  3. O minhocão teve seu papel. Era a versão urbana do “milagre” do governo militar e da pujança paulista. Isso ocorreu em uma época em que a recém inaugurada Brasília e o automóvel eram a síntese do progresso do país, ufanismo ajudado com a conquista da copa de 1970.

    Hoje os tempos são outros. Hoje os temas são mobilidade urbana via transporte público, bicicletas, patinetes e Uber. O automóvel vem perdendo seu protagonismo nas grandes cidades. Sem falar que é o grande gerador de poluição do ar e o responsável pelo espraiamento da mancha urbana das metrópoles.

    Adeus minhocão. Não deixará saudades

    1. Excelente reflexão! Vou ainda mais longe… O poder público municipal tem que ter coragem e demolir essa obra horrorosa da Cidade. Priorizar o transporte público e valorizar os passeios públicos além de apostar em novas alternativas de mobilidade urbana são o caminho para uma convivência econômica, saudável e humana.

  4. Infelizmente, na minha modesta opinião, acho que o “minhocão” tem que permanecer onde está. É uma importante ligação da cidade. Ainda é necessário. Acho que no futuro, antes de derrubar, deveriam fazer um estudo e colocar um metrô ou algum parecido para aproveitar está estrutura fantástica.

  5. Conheço a regiao antes da construção do minhocão. Era muito bonita, com um comercio de grande qualidade. Era muito bom morar por ali. Procurem fotos do periodo antes da construção.
    Essa “obra” deve ser demolida com urgencia. Só quem mora ao redor sabe dos danos desse trambolho. Para quem simplesmente passa por ali, não tem a dimensão dos problemas que causa. A revitalização da regiao passa pela demolição. E em muitos paises, e cidades brasileiras, como o Rio de JAneiro, estruturas dessas foram demolidas, e os ganhos foram enormes! E ninguem morreu por isso.
    Sugiro que passem não pelo elevado, mas pela parte de baixo, vejam a sujeira, comercio e moradias em ruinas, e ao mesmo tempo, como bonito eram os predios, as fachadas, algumas verdadeiras obras de arte.
    Vamos torcer para a demoloção, todos sairão ganhando, inclusive, quem somente passa por ali.

    1. Nasci e morei no Edifício Marechal, meu pai era o zelador desde a construção. Vi o Minhocão ser erguido desde o zero, saudade quando ainda existia a avenida a céu aberto, até a corrida de São Silvestre vi passar por ela. Trabalharam dia e noite, aquilo marcou a vida dos moradores, especialmente os que ficavam no nível próximo da obra.

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