Nos últimos dias, diria entre maio e junho, postei uma curiosa foto da Estação da Luz, que encontrei em pesquisas pela internet. Toda amarelada e com as “entranhas” da estação expostas, achei a foto sensacional, com um valor histórico único e decidi procurar um pouco mais sobre suas origens.
Encontrei a referência que eu queria no ÓTIMO site “Quando a cidade era mais gentil”. O texto original da pesquisa, feito por Martin Jayo, diz o seguinte:
“Pouca coisa é mais batida em São Paulo do que foto da estação da Luz. Desde que foi inaugurada, em 1901, a estação é um dos prédios mais conhecidos e retratados da cidade. Mas estas imagens, pelo menos para mim, foram novidade. Confesso que eu nunca tinha visto a estação assim, ainda em construção.
As fotos foram feitas entre abril e setembro de 1899 e fazem parte de um álbum fascinante, com 74 fotos ao todo, de várias obras ferroviárias pelo Brasil. O álbum está na Inglaterra (mais precisamente em Ascot, uma cidadezinha a 40 quilômetros de Londres). Ele está à venda, e o preço é uma bagatela: 5.750 libras, ou aproximadamente 21 mil reais. Por sorte, copiar as fotos para o blog saiu de graça”.
E, apenas a título de pesquisa, peguei algumas fotos para ilustrar o post:
Recomendo fortemente que todos acessem o post original, onde estão várias outras fotos desse álbum fantástico e que, infelizmente, não está aqui no Brasil. Segue o link: https://quandoacidade.wordpress.com/2014/06/29/e-fez-se-a-luz/#jp-carousel-7400 .
Fotos belíssimas, meu pai era ferroviário e tinha sua oficina na estação da Luz, e desde criança eu era fascinado pela arquitetura da estação, obrigado por postar essa raridade me trouxe grandes lembras do meu pai!
Por que não se organizar uma vaquinha para a aquisição de tão importante álbum para a história da nossa amada sampa?
Imagens Raríssimas! Uma volta ao túnel do tempo.
Delicia de imagens. Um de meus caminhos pelo Bom Retiro e pel história paulistano e brasileira.
Muito obrigado