A atual “Estrada Velha de Campinas”, conhecida inicialmente como “São Paulo – Jundiahy”, é uma importante rota de “fuga” dos motoristas que não querem pagar os pedágios das Rodovias Anhanguera e Bandeirantes. O nome oficial da via é Rodovia Tancredo Neves (SP-332), e sua grande curiosidade fica por conta dos primeiros 32 quilômetros de extensão.
Esse trajeto foi aberto graças ao trabalho braçal de vários condenados pela justiça. Por lei, a contratação e utilização dessa mão de obra estava aprovada desde 1913, em projeto assinado pelo então deputado Washington Luís.
Seu traçado, em São Paulo, começa na região de Pirituba, passando por Taipas e Perus. O trecho São Paulo – Jundiaí foi concluído em 1921 quando, segundo estimativas, tínhamos pouco mais de três mil carros de passageiros e 100 caminhões. Pouco depois, ela foi alongada até Campinas e, posteriormente, até Ribeirão Preto.
Por muitos anos ela ficou esquecida e, só em 2011, ao custo de mais de R$118 milhões ela foi reformada e modernizada. Mais do que a curiosidade histórica, trazemos para vocês um compilado de fotos “esquecidas” dessa construção. Localizada em uma publicação de 1919, separei as melhores imagens e deixei o link de referência no final do texto.
Também recortei alguns pontos de “curiosidade’ do processo de construção da via, como uma mensagem do governador à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e uma nota do Correio Paulistano, em 1918, descrevendo uma “evasão de presos”.
Divirtam-se.
http://memoria.bn.br/DocReader/873489/1798
Fui usando o Google Maps e consegui rastrear a estrada até as proximidades da cidade de Leme. Não consegui ver qual seria o prolongamento dela até Ribeirão Preto, poderia esclarecer este ponto?