O Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) sediará a exposição ‘Mais que humanos. Arte no Juquery’, organizada em parceria com o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, do Instituto Butantan (IB).
Esta é uma versão nova e ampliada da mostra realizada pelo museu em 2016 e estará no APESP entre os dias 25 de maio e 23 de junho. O diferencial desta nova exposição será a apresentação de prontuários de internos do sanatório Pinel (1930-1944) e do Manicômio Judiciário do Juquery (1897-1925), acervo sob custódia do APESP, completando a seleção de obras de artes plásticas produzidas por internos do Juquery, na década de 1950.
A partir da seleção feita pelo curador Ricardo Resende, serão expostas esculturas em argila e pinturas que foram realizadas no ‘Ateliê Livre’ implantado pelo Dr. Osório César, em 1952, que acreditava na arte como meio de tratamento para seus pacientes. A exposição traz luz para a história desses internos, que foram retirados do convívio social e encontraram nessa iniciativa uma forma de expressão de suas dores e inquietações no confinamento.
Os 18 prontuários expostos preservarão a identidade dos pacientes, mas possibilitarão ao visitante conhecer o perfil dos internos do Sanatório Pinel e do Manicômio do Juquery. Dois desses prontuários, um de cada instituição, serão mais detalhados e permitirão ao visitante conhecer os diferentes itens documentais que os compõem.
A exposição ‘Mais que humanos. Arte do Juquery’ está prevista para ser inaugurada no final da tarde de 25 de maio, após a conclusão do seminário ‘Loucura: memórias e fragmentos´ que acontecerá no APESP, das 9h00 às 18h00 e está com inscrições encerradas. O evento fará um debate sobre a importância dos arquivos das instituições de saúde mental e também abordará o uso da arte como recurso terapêutico.
O seminário e a exposição resultam de uma parceria do APESP com o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas – Instituto Butantan (IB), o Museu Osório César – Complexo Hospitalar do Juquery e o Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP).
Serviço:
Exposição “Mais que humanos. Arte no Juquery”
Local: Arquivo Público do Estado – Rua voluntários da Pátria, 596 – Santana (ao lado do metrô Tietê)
Funcionamento: 25/05 a 23/06/2017 – de 2ª a 6ª feira, das 10h00 às 16h30 (exceto feriados), com entrada gratuita.