A cidade de São Paulo já teve um prédio, mais especificamente um palacete, considerado o mais belo de nossa história. Trata-se do Palacete Santa Helena. O edifício recebeu esse nome em homenagem a esposa do empresário que o edificou. O primeiro nome “Santa” foi em respeito a toda religiosidade que cerca a Praça da Sé. O Palacete Santa Helena era de Manuel Joaquim de Albuquerque Lins, ex-presidente do Estado de São Paulo. O Santa Helena acabou sofrendo com a degradação da área central de São Paulo e foi comprado pelo Metrô para demolição e posterior conclusão das obras da estação Sé.
Para quem, como eu, não viveu nesses tempos, uma coletânea de imagens, algumas com data, outras não, de um dos mais belos edifícios da nossa história!
Gostaria de ter dinheiro suficiente pra comprar e preservar estas reliquias.
O Palacete Santa Helena viu surgir, no lugar de prestigio social visado de inicio, uma nova vocacao – a de polo de artistas e movimentos operarios. Contendo uma grande quantidade de pequenas salas, que eram alugadas a precos modicos, o edificio comecou a atrair profissionais de menor poder aquisitivo e organizacoes sindicais e de esquerda, que dependiam do esforco voluntario e das pequenas contribuicoes dos seus filiados.
E depois virou um antro,cortiço que atrapalhou quem trabalhava nesse edifício,pela movimentação estranha!
Eu ia lá todo o domingo (no cinema que existia na parte de baixo0. Até hoje eu tenho saudades. Obrigado pelas fotos….
Eu também ia todos os domingos, com meu pai e minhas irmãs! Sinto muita falta do cinema Santa Helena – era lindíssimo!
Tinha dois cinemas, um ao lado do outro.
Cine Santa Helena e cine Mundi.
Eu freqüentava muito o cine Santa Helena, e o Cine Mundi que existia na parte de baixo do Cine Santa Helena, lá era sessão corrida, não tinha intervalos. Era freqüentado por uma boa parte de quem não trabalhava, inclusive eu, era mais ou menos nos anos de 51/52…bons tempos.
Bom resumo histórico. Gostaria de saber qual a função do palacete? Eram salas comerciais, aptos, ou o que mais? Poderiam enriquecer a pesquisa?
Eu deixei linkado no primeiro parágrafo a história do Palacete. Mas eram escritórios, cinemas e até um espaço cultural. Abraços e obrigado pelo comentário.
Nasci em 1972 no bairro da penha, gostaria de ter conhecido, amo minha cidade, o centro de são paulo era muito chic, hoje tudo mudou.