O I Salão do Automóvel aconteceu em São Paulo no ano de 1960, no Pavilhão Internacional do Parque do Ibirapuera. O evento foi realizado entre os dias 26 de novembro e 11 de dezembro daquele ano e chamou muita atenção.
E essa atenção foi conquistada tanto pela inovação e tamanho do Salão quanto por um evento histórico que entrou para o folclore popular: um fusca teria “andado” nas águas do lago do Ibirapuera.
Segundo documentos oficiais da Volkswagen, o automóvel recebeu adaptações que permitiu que ele “andasse” pelas águas do lago por duas horas.
O veículo precisou de uma blindagem para evitar que a água e o pó entrassem. Ainda segundo relatos, foi a primeira “iniciativa” do gênero no país e o veículo, um fusca 1960, era impulsionado por uma hélice instalada sob um eixo dotado de rolamentos cônicos que estava preso em seu para-choque traseiro.
Essa hélice gerava um impulso que transmitia diretamente a tração ao vibrarequim.
A título de curiosidade, a blindagem do fusca foi a seguinte: o motor foi colocado em uma caixa feita de chapas de aço, os canos do escapamento foram prolongados para cima, a carroceria foi vedada com borracha e o chassis foi vedado com cola à prova d’água.
A velocidade máxima gerada era de 12 km/h dentro da água e, fora dela, a velocidade era a de um veículo normal.
Venderia bem nos dias atuais, com tantas enchentes e alagamentos…
O interessante na matéria é que naquela época havia pó dentro do lago.
Sabem dizer quem eram os autores que desenvolveram o projeto?