A História da Coxinha – O Salgado Predileto dos Paulistanos

Um dos salgados mais tradicionais e mais consumidos da nossa metrópole é, sem sombra de dúvida, a coxinha. Entretanto, movido pela curiosidade de saber como surgiu essa iguaria, chegamos a alguns resultados bastante curiosos e, um deles, envolve diretamente a cidade de São Paulo.

Vamos a eles. Um dos resultados mais famosos é referente ao surgimento da coxinha durante o Brasil Imperial. Para corroborar essa versão, existe uma pesquisa da historiadora Roberta Malta Saldanha, que pode ser lida no seu livro “História, lendas e curiosidades da Gastronomia”.

Ali, ela relata que tudo se deve ao filho da princesa Isabel e do Conde d’Eu, que era criado na fazenda por ser uma criança especial e tinha como comida preferida as coxinhas de galinha.

Certo dia, ao perceber que faltaria a comida preferida do filho da princesa, a cozinheira desfiou outras partes do frango e as envolveu em uma massa, nascendo assim a coxinha, que conquistaria primeiro os nobres e depois seria difundida em todas as classes da sociedade.

Uma segunda versão sobre a origem da coxinha data do século XIX, em São Paulo. Com a rápida industrialização da cidade, a demanda por comida nos portões de fábricas era grande. No entanto, a comida mais popular, as coxinhas de galinha, estragava muito rápido. Assim, os comerciantes começaram a desfiá-las e envolvê-las em uma massa, nascendo a coxinha.

Uma última versão atribui a criação do salgado aos escravos, que na falta de alimentos juntavam restos de animais, desfiavam e os envolviam em uma massa de mandioca, dando origem à uma versão rudimentar da coxinha.

Claro que, por carência de fontes e provas, nunca saberemos o que de fato aconteceu e como surgiu um dos alimentos mais consumidos da nossa cidade, mas fato é que a coxinha, com toda certeza, mantém sua tradição de ser o salgado predileto dos paulistanos.

Referências: http://mercadodagula.com.br/blog/coxinha-comida-buteco/

https://comidasebebidas.uol.com.br/noticias/redacao/2012/08/18/mil-vezes-coxinha-conheca-a-origem-e-as-variacoes-do-pestisco-mais-amado-do-brasil.htm

http://gcn.net.br/noticias/231603/culinaria/2013/11/coxinha-de-galinha

https://www.buzzfeed.com/rafaelcapanema/a-coxinha-nao-e-tao-brasileira-quanto-voce-imagina?utm_term=.telBNwQ2N#.xiAyv8eYv