Pouca gente sabe, mas uma das mais importantes marcas de jogos de tabuleiro é brasileira e fundada por quatro engenheiros paulistanos da Escola Politécnica da USP: a Grow. Através de uma análise de mercado e de conversa com amigos, os sócios constataram que a maioria dos jogos de tabuleiro para adultos que existiam no Brasil, naquele momento, eram importados e não eram bem distribuídos. Surgia uma grande oportunidade de negócios.
Vale aqui uma ressalva que foi muita sorte eles terem escolhido o segmento de jogos de tabuleiro, já que eles também pensavam em abrir uma confecção ou uma corretora de valores. Os jovens dos anos 80 para frente, agradecem a escolha por brinquedos. A primeira parte do processo era encontrar um bom nome para a nova empresa. O nome escolhido foi Grow, formado pelas iniciais dos quatro fundadores: Gerald, Roberto, Oded e Valdir Grajew. Por uma questão de sonoridade, o V de Valdir foi substituído por W, ficando Grow Jogos e Brinquedos S.A.
A Grow iniciou suas atividades em outubro de 1972 com o lançamento do jogo War, primeiro jogo de estratégia do Brasil e sucesso até hoje. O War foi lançado com visual diferente do original estrangeiro, o jogo Risk. No começo de sua trajetória, a empresa operava em uma pequena garagem, na Mooca, com apenas quatro colaboradores. Os jogos eram montados manualmente e em pequenas quantidades.
As vendas eram realizadas pelos próprios sócios ofereciam seus produtos de loja em loja. Os lojistas e consumidores gostaram muito da novidade e o jogo se tornou, em pouco tempo, sucesso de vendas. Graças a esse sucesso repentino, os sócios começaram a pensar em novas possibilidades para a empresa. Assim, em janeiro de 1973, a GROW lança seu segundo jogo, o “Diplomacia”, que também viraria um grande sucesso.
Em 1974, a Grow se consolidava como líder no segmento de jogos para jovens e adultos no Brasil. Jogos como “O Jogo das Nações”, “Cartel” e “O Jogo do Poder” se tornaram clássicos e tornaram a Grow conhecida em todo o país.
Desde então, a Grow diversificou seus produtos através de vários lançamentos e ramificações, como os produtos para a linha infantil, baby e pré-escolar. Na linha infantil, o destaque fica por conta dos tradicionais quebra-cabeças. No começo, as possibilidades eram pequenas com “puzzles” de 50 e 100 peças, mas devido ao grande sucesso e a procura por desafios maiores, a Grow lançou desafios com 500, 1.000, 2.000 e até 5.000 peças. Um sucesso absoluto para adultos.
Jogos como “Super Trunfo”, “Lince”, “Can-Can” e “Imagem & Ação” foram lançados e se tornaram grandes clássicos, que estão no mercado com muito sucesso até hoje. A Grow também foi responsável em publicar no Brasil a primeira edição (em português lusitano) do RPG Dungeons & Dragons.
No ano de 2011, a Grow lançou no Brasil o jogo “Colonizadores de Catan”, sucesso mundial de jogos de tabuleiro. A marca se tornou referência de qualidade e variedade de diversão para crianças e adultos de todo o Brasil. E toda essa história foi construída na grande cidade de São Paulo.
Curiosamente, ‘grow’ quer dizer ‘crescer’ em inglês. Será que pensaram nisso ao mudar Grov para Grow?