O empresário Walter Taverna, um dos responsáveis pela criação do Bolo do Bixiga, tradição do aniversário da cidade, morreu no último domingo (29) aos 88 anos. A causa da morte foi uma forte pneumonia.
Segundo a neta Thais Taverna, ele estava internado desde quinta-feira (26) no Hospital Sancta Maggiore, no bairro do Paraíso, Zona Sul de São Paulo. Ela conta que seu Walter também estava debilitado por conta da Doença de Parkinson.
O corpo do empresário foi velado na manhã desta segunda-feira (30) no Teatro Sérgio Cardoso, na Bela Vista, e enterrado à tarde no Cemitério do Araçá, no Pacaembu.
A história do Bolo do Bixiga começou em 1986, quando São Paulo completou 432 anos. A festa foi idealizada por Armando Puglisi, o Armandinho do Bixiga, e, inicialmente, cada morador levava um bolo.
Em 1995, após a morte de Armandinho, Walter Taverna assumiu a organização da festa, que incluía o bolo com um metro para cada ano da cidade.
O bolo do Bixiga chegou a entrar para o Guiness, o livro dos recordes, por conta de sua extensão e por ser consumido em cerca de 30 segundos.
Nos últimos dois aniversários da São Paulo, o bolo não foi servido para evitar aglomerações devido à pandemia. Em 2022, a festa foi substituída por doações a famílias carentes da cidade.
Referência: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/05/30/morre-o-empresario-walter-taverna-aos-88-anos-em-sao-paulo.ghtml