Devido ao grande sucesso do primeiro texto recheado de curiosidades de São Paulo, a SP In Foco preparou a segunda edição do especial com nomes indígenas! Confiram!
Gosta desse tipo de matéria?
Então continue conhecendo ainda mais nomes indígenas em São Paulo. Só acessar aqui, aqui e aqui. São mais VINTE E DOIS nomes indígenas separados para vocês. E vamos continuar atualizando essas listas para, cada vez mais, trazer curiosidades a todos!
Jabaquara – O significado do nome vem, diretamente, do tupi-guarani (YAB-A-QUAR-A) e significa rocha e buraco.
Congonhas – Famoso nome do aeroporto, que faz referência ao Visconde de Congonhas, primeiro presidente da província de São Paulo após a independência, o nome em si é uma palavra derivada do tupi. A palavra mãe é “kõ’gõi”, nome de uma erva não comercializada, que significa “o que mantém o ser”.
Jaçanã – Esse é um nome relacionado a uma ave da família dos Parrídeos. É natural de toda a América do Sul.
Jurubatuba – Trata-se de uma palavra de origem tupi-guarani e que faz referência a um rio que nasce em Paranapiacaba e deságua na ilha de São Vicente, na cidade de Santos. A título de curiosidade, foi o primeiro nome do Rio Pinheiros que recebeu a atual denominação em 1950.
Morumbi – Essa palavra é uma das mais curiosas da lista. Ela possui dois significados aceitos atualmente, sendo um para “mosca verde” (Moru=Mosca, mbi = Verde) e outro para colina verde. De qualquer forma, também é uma palavra tupi que faz parte do nosso dia a dia.
Guaianases – Uma antiga e poderosa tribo indígena que dominou boa parte do estado de São Paulo quando os jesuítas chegaram aqui no Brasil.
Grajaú – Palavra indígena relacionada a um cesto que possuía várias utilidades como transporte de galinhas, aves, louça de barro e aparelho para conduzir peixes.
Tremembé – Outra palavra de origem indígena que significa “água boa para a saúde, água afamada” ou, também pode significar, “lugar encharcado”.
Tamanduateí – Nome de um dos maiores rios da cidade de São Paulo, seu significado é inteiramente ligado a ele. Tamanduateí quer dizer “Rio de Muitas Voltas”.
O Google deveria colocar mais palavras em Tupi guarani para o conhecimento dos Brasileiros que não conhecem a sua verdadeira lingua
Peças desculpas, mais não sei onde estou sendo grosseiro e nem onde fui agressivo com meu comentário. Podem me explicar por que á moderação?
Moro em Curitiba PR, aqui temos um bairro chamado Água Verde, os nomes das ruas são de origem indígenas, Guaianases, Tamoios, Tupinambás, etc, gostei muito da iniciativa. Não me atrai usar nomes de outros países, principalmente Norte Americano.