Localizado dentro de São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, o bairro do Jardim da Conquista é famoso por suas ruas com nomes de letras de música romântica dos anos 90. A origem desse local, aliás, remonta ao final da década de 80 e começo dos anos 90.
Segundo registros de um levantamento histórico feito pelos próprios moradores da região, o Jardim da Conquista foi uma alternativa para trabalhadores que não tinham como pagar aluguel e se manter em outras regiões da cidade.
Por ser uma região periférica, se levarmos em consideração a distância para o Centro de São Paulo, não foi difícil para a prefeita Luiza Erundina transformar a região, que era um sítio próximo ao Rio Aricanduva, em um local próprio de habitação popular.
Vale dizer que a região do Jardim da Conquista chegou a receber um planejamento da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab) para o surgimento de mais de 100 edifícios com estrutura popular, mas diante da ineficiência do projeto e da demora em sua concretização, os moradores decidiram por iniciativa própria construir suas casas.
Ainda segundo o levantamento histórico feito por estudantes do bairro, no planejamento inicial do Jardim da Conquista, existiam espaços determinados para os aparelhos públicos, mas infelizmente eles acabaram sendo ocupados de maneira ilegal.
Vale dizer que, atualmente, as moradias da região estão construídas de maneira legal, em um processo que levou anos até ser regularizado pela justiça.
Letras românticas
Em uma matéria do G1 São Paulo de 2014 há uma justificativa para os nomes das ruas serem de músicas românticas. Segundo a matéria, os moradores pensaram em colocar nomes de pássaros, heróis ou poetas, mas acabou não dando certo. Diante disso, os moradores passaram a procurar hits famosos para nomear as vias.
O bairro ganhou ruas com nomes como “Travessa da Metamorfose”, “Travessa Estúpido Cupido”, “Samba da Rosa”, “Evidências”, “Vendendo Ilusão”, “Viola Enluarada”, “Soprando ao Vento” e “Valsa da despedida”.
https://comunidadejardimda.wixsite.com/jardim-da-conquista/ocupao-e-demarcao
Estive no Jardim da Conquista na administração da Erundina e acompanhei a animação dos moradores em formar o bairro, era de uma alegria contagiante. Isto foi em 1990, 30 anos, nunca mais fui. Mas lendo a reportagem fiquei curioso.
Continua um lixo, pois os jovens não sabem respeitar os mais velhos, que se mataram para construir um bairro.
Um bairro muito bom , mas os próprios moradores São desorganizados jogão lixo nas beiras rios e os bailes funk é uma vergonha, uma juventude sem nenhum escrúpulo, com seus carros e motos velhas fazendo arruaceiros…..