Uma das iguarias mais famosas das praias cariocas é o famoso biscoito Globo. Vendido em pacotes, ele faz muito sucesso no dia a dia dos cariocas, mas muita gente não sabe que ele tem origem aqui em São Paulo.
Lendo uma excelente matéria do pessoal do Huffpost Brasil, tive a ideia de resgatar essa curiosa história. Vamos a ela! Os famosos biscoitos de polvilho Globo são uma invenção do espanhol Milton Ponce, que morava no bairro do Ipiranga (onde o biscoito foi criado).
Conta a história que o espanhol foi participar de um congresso eucarístico no Rio de Janeiro, em 1955, e levou alguns exemplares de sua receita. Em solo carioca, vendeu muito mais do que o esperado e, vendo uma oportunidade única de negócio, se mudou para lá e abriu uma fábrica no bairro de Botafogo.
Vale dizer que, na época, seu biscoito chamava Biscoitos Felipe e, ao chegar no Rio, mudou a marca para Biscoito Globo. Segundo a ótima matéria do Huffpost, não existia a emissora naquela época, apenas o jornal O Globo.
A moda pegou e o biscoito passou a ser vendido em vários lugares: de mercados às praias, onde fez o maior sucesso e se tornou um símbolo do estado do Rio de Janeiro.
Versão oficial
Embora o levantamento feito pelo Huffpost seja muito bem feito, há uma outra versão, com um pouco mais de detalhes, que consta no site oficial da empresa.
A variação do site diz que: ” A história dos Biscoitos Globo teve início no ano de 1953 quando os irmãos Milton, Jaime e João Ponce, em virtude da separação dos pais, foram morar com um primo que possuía uma padaria no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Os irmãos aprenderam a fazer biscoitos de polvilho com o primo, os quais eram vendidos nas ruas da capital paulista”.
E vai além, justificando até o nome do produto: “O biscoito de polvilho foi batizado com o nome Globo, homônimo à padaria para a qual foram contratados, localizada em Botafogo. Iniciava-se então a história dos famosos biscoitos de polvilho. O ano era 1955 e os biscoitos eram vendidos nesta padaria e em mais sete outras, dos mesmos proprietários.
Notando a grande demanda pelo biscoitos, os irmãos Ponce passaram a vender o produto para outras redes de padarias e em 1963 formaram sociedade com um português, expert em pães, o Sr. Francisco Nunes Torrão, que se mantém até hoje. Esta nova empresa foi denominada oficialmente Panificação Mandarino Ltda.”.
E o Rio de Janeiro continua lindo…