Diversos pintores brasileiros fizeram grande sucesso em São Paulo. Já tivemos a possibilidade de resgatar, ainda que de maneira humilde, a história de Benedicto Calixto. Dessa vez, falaremos de um integrante de uma família que tem, em sua genealogia, diversos artistas de grande qualidade.
Nosso personagem é Vicente Caruso, nascido na cidade de São Carlos e que, por muitos e muitos anos morou na Aclimação e no Ipiranga, mas que tinha seu ateliê na Rua Augusta.
Vicente foi o grande responsável por adaptar o estilo americano “pin-up” para a realidade brasileira. Seu trabalho ficou famoso por aparecer em calendários de grandes marcas entre os anos de 1940 e 1970. Uma de suas obras mais notáveis, fica por conta das pin-ups do IV Centenário da cidade de São Paulo.
Um pequeno registro sobre as pin-ups fica por conta de que elas foram criadas durante a Segunda Guerra Mundial e estampavam calendários que eram carregados pelos soldados. Combinando inocência e volúpia, elas passaram a ocupar as casas e estabelecimentos comerciais brasileiros anos mais tarde.
A pintura mais famosa
Além das pin-ups, Caruso também pode ser considerado um “famoso anônimo”. É dele uma linda pintura, uma figura de Cristo, que muitos brasileiros exibem em suas casas até os dias de hoje.
Esse cenário, claro, se deve pela “pirataria”, já que muitas pessoas imprimem e excluem a assinatura do pintor de suas obras e vendem essa reprodução artística sem a autorização e remuneração aos herdeiros.
No site www.pintorescaruso.com.br, mantido pelo sobrinho do artista, Rubens Caruso, é possível consultar uma série informações biográficas e conferir outras obras do pintor e ilustrador.
Referência: https://catracalivre.com.br/criatividade/conheca-as-pin-ups-brasileiras-de-vicente-caruso/http://www.pintorescaruso.com.br/