A cidade de São Paulo passou por um momento muito difícil no ano de 1932 com a terrível e violenta revolução que aconteceu naquele ano. Para não entrar em maiores detalhes, São Paulo se organizou para lutar contra todo o Brasil em busca da Constituinte que, mesmo com nosso estado derrotado, acabaria acontecendo.
Contudo, algumas homenagens ao estado e aos heróis daquelas batalhas permanecem vivas até hoje na cidade de São Paulo. Um dos grandes exemplos disso é o Edifício Ouro Para O Bem de São Paulo, no centro.
Durante a “preparação” para a guerra, São Paulo recorreu aos seus cidadãos para que fossem doadas joias e dinheiro para prover o exército do que fosse necessário. Muitas pessoas, que não tinham o que doar, acabaram doando suas alianças para a causa.
Por outro lado, as famílias mais ricas, doaram joias de ouro maciço e, até mesmo, peças cravejadas de pedras preciosas. Tudo pelo bem do Estado. Os que aderiam à campanha recebiam um certificado com a inscrição “Doei ouro para o bem de São Paulo” ou um anel de metal com esta frase gravada.
O Fim Da Revolução E A Construção do Edifício
Com o fim do movimento armado de 1932, grande parte dos recursos arrecadados acabaram não sendo utilizados. Pensando impedir que o governo central do Brasil se apossasse desse dinheiro, o comando das forças militares paulistas doou os valores à benemérita Santa Casa de Misericórdia que, com de posse desses recursos, construiu um prédio retratando a bandeira paulista, no Largo da Misericórdia, no coração da metrópole.
A escolha da instituição, inclusive, foi feita com base em toda a ajuda que os combatentes receberam da Santa Casa que, durante as batalhas, não hesitaram em socorrer os feridos e evitar que houvesse um número de mortes ainda maior. Além disso, seu hospital era o hospital oficial da Revolução e muitos de seus médicos, enfermeiros e funcionários seguiram para frente de batalha.
Um concurso foi criado em 1935 para eleger o melhor projeto para o edifício. O projeto vencedor foi o de uma estrutura representando uma bandeira paulista tremulando, apresentada pelo Severo & Villares Cia Ltda – Escritório Técnico Ramos de Azevedo.
O edifício registra um dos maiores e mais respeitados símbolos da guerra dos paulistas: a Bandeira de São Paulo. O prédio possui 13 andares representando as 13 listras da bandeira paulista. O mastro, representando as alianças doadas, foi decorado com um capacete constitucionalista. E o edifício recebeu o nome de “Ouro para o bem de São Paulo”.
Para mais informações sobre esse período de 1932, recomendo site Tudo Por São Paulo do qual, inclusive, algumas imagens foram retiradas.
A matéria não informa o endereço, mas eu o conheço. Esse edifício fica no Largo da Misericórdia, 23, centro de Sampa.