Unindo informação e boa música, a Rádio Cultura FM (103,3) leva a seu público, diariamente, nos últimos 40 anos, uma programação de qualidade. No ar desde 11 de julho de 1977, é considerada a mais importante emissora dedicada à música erudita do Brasil.
Seus arquivos abrigam gravações de importantes orquestras do Brasil e do mundo, além de especiais que, ao longo desses anos, foram produzidos com grandes nomes da música erudita nacional e internacional. Atualmente, a Cultura FM tem o alcance de mais de 200 mil ouvintes na capital paulista e região metropolitana.
É a única rádio de São Paulo com uma programação voltada predominantemente para a música de concerto e, entre seus apresentadores e comentaristas, destacam-se os mais importantes nomes da música e crítica do país, entre eles os maestros João Carlos Martins, Júlio Medaglia, Diogo Pacheco, Jamil Maluf e os pianistas Marcelo Bratke e Gilberto Tinetti, entre outros importantes músicos, poetas, cronistas e críticos musicais.
Foi dirigida, nos primeiros anos, pelo ator Sérgio Viotti, que estabeleceu um estilo de programação no padrão das grandes emissoras europeias da época. Segundo José Roberto Walker, diretor da Cultura FM, “a emissora mantém um público cativo e atrai cada vez mais jovens, especialmente aqueles que se dedicam à música”.
Desde o começo de abril, a rádio tem apresentado uma programação especial às sextas-feiras, 40 anos em 40 programas, série que relembra programas, participações e depoimentos de personalidades que marcaram a trajetória da Cultura FM.
E para comemorar seus 40 anos, a emissora prepara um evento especial, que será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, dia 11 de julho, a partir das 20h30, diretamente da Sala São Paulo, pela rádio e pela internet, com participação especial dos apresentadores da Cultura FM, dos maestros Júlio Medaglia, João Carlos Martins, Jamil Maluf e João Maurício Galindo, dos cantores Leonardo Neiva e Fortuna, e da Orquestra Prelúdio.
A festa de celebração do 40° Aniversário de criação da Rádio Cultura na sala São Paulo, foi uma rara emoção para seus cativos ouvintes e admiradores de sua programação. Trata-se de uma singular emissora que envaidece o povo paulista e estimula o desenvolvimento das estações educativas congêneres. Acompanhamos com orgulho a instituição da Fundação Padre Anchieta, a criação da TV e
Rádio Cultura.
Parabéns a todos os seus funcionários de ontem e de hoje, desejando muito sucesso para o porvir.
Ney de Araripe Sucupira, fundador da ECA-USP -1967 – bacharel 1° Turma 1970.