Restauração da fachada do Copan começará ainda este ano

Após 12 anos do começo da negociação para a restauração da fachada do Edifício Copan a obra começará. A administração de um dos prédios icônicos de São Paulo assinou contrato com uma empresa para começar as obras ainda neste mês de junho. Vale lembrar que o Copan foi construído em 1950 com projeto de Oscar Niemeyer.

O processo de reforma começará pelo lado sul e pelas duas laterais do prédio. A parte frontal e a parte curva, que abraça a Avenida Ipiranga, serão restauradas em uma próxima etapa. A expectativa é a de conclusão da obra, que custará mais de R$ 16 milhões, em 2024. As pastilhas de porcelana, que são características históricas do Copan, serão substituídas por outras iguais. 

Em 2011, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo (Conpresp) autorizou a colocação da tela de proteção azul, esta que está até hoje na fachada do prédio. Em 2009, parte do reboco e algumas das pastilhas caíram e atingiram uma cachorrinha. O animal morreu na hora.

Em 2021, a reforma foi autorizada pela Prefeitura de São Paulo e deveria ter começado no ano passado, mas, na época, por falta de recursos, a obra não começou. 

Referênciahttps://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/06/15/apos-12-anos-de-espera-reforma-da-fachada-do-copan-deve-ter-inicio-neste-mes-e-acabar-ate-2024.ghtml